quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A vez do fotojornalismo


Fotojornalismo foi o tema da 2ª edição do Modos de Ver, com a repórter fotográfica Margarida Neide. Foram três dias de exercício do olhar, absorvendo as técnicas de uma das fotógrafas mais experientes do fotojornalismo baiano.


Seguindo a "tradição", o encontro teve início na sexta (14) no auditório do Palacete das Artes, onde a fotógrafa apresentou seu trabalho e contou suas experiências. Foi uma noite de bate-papo e de contemplação da fotografia. Personagens da política baiana e o povo nas mais diversas situações de protesto e do cotidiano apresentaram-se nas fotografias jornalísticas produzidas por Margarida. Momentos de muito movimento, congelados pelo modo de ver da fotógrafa e capturado por lentes de uma máquina fotográfica.


No dia seguinte, o Centro Histórico foi palco de mais uma saída fotográfica do Modos de Ver. O grupo saiu em busca de boas fotos, preocupando-se em treinar seu olhar no que foi mostrado na noite anterior.



Como o fotojornalismo era o tema central, procurou-se unir a notícia com a estética. Para isso, nada melhor do que uma feira de bonecos. Trata-se do Sesi Bonecos do Brasil, festival que está em temporada no nordeste desde o dia 3 de novembro, quando se iniciou no Recife, e passará ainda - após sair de Salvador - por Aracajú (22 e 23), Maceió (29 e 30), João Pessoa (6 e 7/12) e Fortaleza (13 e 14/12).






O povo na rua, muitas cores, criatividade, arte e cultura popular. E, dessa forma, o sábado foi preenchido. No domingo, último dia do projeto, cada participante mostrou o que produziu durante a prática na rua, com o objetivo de ouvir da fotógrafa convidada dicas, críticas e conselhos. Bom lembrar que, posteriormente, as fotografias produzidas durante as saídas fotográficas, serão selecionadas e expostas nas dependências do Palacete das Artes. Por fim, deu-se - mais uma vez - a festa da fotografia.









Texto: Flavia Vasconcelos
Fotos: Marcelo Reis , André Fernandes e Uran Rodrigues

Nenhum comentário: