sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Modos de Ver 2ª edição com Margarida Neide



Dando continuidade ao Projeto Modos de Ver, realizado pela Casa da Photographia, em parceria com o Palacete das Artes Rodin Bahia e o Instituto Sacatar, a repórter fotográfica Margarida Neide apresenta seu trabalho, faz uma reflexão sobre seu processo criativo, acompanha os participantes numa saída fotográfica, e ainda analisa as fotografias produzidas, nos dias 14, 15 e 16 de novembro.

Margarida Neide é uma fotógrafa antenada, cuja essência do trabalho está no fato e seu movimento. Embora a versatilidade leve-a a fotografar desde o noticiário policial, passando pelo esporte até a fotografia de moda, uma característica é comum em sua criação: a paixão pelo acontecimento em pleno desenrolar, no momento exato da ação. O Modos de Ver é dividido em três encontros consecutivos mensais. No primeiro, o artista convidado exibe seu trabalho e fala do seu processo de criação. No segundo, os participantes, juntamente com o fotógrafo, saem a campo para um local em Salvador e, por fim, no terceiro encontro, o fotógrafo faz observações sobre o trabalho produzido durante a saída fotográfica. Em novembro, a saída fotográfica com Margarida Neide está programada para o Centro Histórico.


Um pouco mais sobre a artista...


Iniciando no fotojornalismo em 1982 no Correio da Bahia, a fotógrafa baiana passou a cobrir a pauta desportiva um pouco depois, no extinto Jornal da Bahia, sendo então a primeira mulher a registrar o futebol em Salvador. Passou ainda pela Tribuna da Bahia e hoje é contratada do Jornal A Tarde. Já ganhou alguns prêmios, entre eles o Racimec (prêmio nacional de jornalismo desportivo), além de ter participado de exposições coletivas e individuais. Paralelo às suas atividades em jornal, Margarida Neide ensinou fotografia no Senac por três anos, fez trabalhos temporários para assessorias de imprensa e desenvolveu trabalhos de estúdio, fotografando para o mercado publicitário.


Serviço:

O quê: Modos de Ver 2ª Edição, com a repórter fotográfica Margarida Neide.
Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia. Rua da Graça, n° 284, Graça. Tel: (71) 3117.6986.
Quando: 14, 15 e 16 de novembro. Dia 14, de 19h às 21h (Palacete das Artes), dia 15, de 14 às 18h (Saída fotográfica para o Centro Histórico) e dia 16, de 10h às 13h (Análise do material produzido no Palacete das Artes).
Quanto: R$ 90.
Inscrições: As inscrições podem ser feitas na Casa da Photographia, de segunda a sexta, de 9h às 17h e aos sábados de 9h às 12h. Rua Padre Feijó, nº 442, Canela. Tel: (71) 3332.0255.
30 vagas Carga horária: 9 horas. Será disponibilizado certificado de participação.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Estréia o Modos de Ver






Falar sobre fotografia e incentivar incessantemente o seu processo de criação na Bahia tem sido o papel principal da escola e produtora cultural Casa da Photographia, durante os seus 12 anos de atividade. Sempre inovando e aquecendo o meio cultural, a Casa abriu as portas para o seu mais novo projeto: o Modos de Ver.










Aproximadamente 40 pessoas, entre elas publicitários, estudantes, artistas plásticos, fotógrafos, entre outros, puderam conhecer e absorver os modos de ver (experiências, trabalhos e processos de criação) da fotógrafa norte-americana Sue Anderson e do fotógrafo húngaro Mólnar Zoltán, convidados para estrear o projeto, que conta com as parcerias do Instituto Sacatar, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Palacete das Artes Rodin Bahia. Uma idéia elaborada especialmente para oferecer, aquele que pratica, estuda ou apenas admira a fotografia, novas abordagens e formas de captar o mundo através de lentes fotográficas.









Todos se reuniram nos dias 24 e 25 de outubro no auditório do Palacete das Artes Rodin Bahia para destrinchar a fotografia e utilizar os olhares diversos individuais para compartilhar técnicas, estilos, ângulos e sensibilidade, ingredientes de uma boa imagem. Foram dois dias de entrega a essa arte visual. O primeiro encontro destinou-se a apresentação dos trabalhos dos fotógrafos convidados com o objetivo de inspirar e acrescentar idéias ao processo criativo dos participantes que, no dia seguinte, foram à Ribeira, bairro rico de paisagens naturais e figuras humanas, para registrarem tudo que os atraiam em fotografia. O "making of" da saída fotográfica está registrado em fotos no nosso flickr: www.flickr.com/photos/modosdever





Como "fotografar é ir além" - segundo o fotógrafo nova-iorquino George Eastman -, o evento não terminou nas águas calmas e no sol ardente da Ribeira. Após a efervescência criativa, os participantes e os artistas voltaram ao Palacete das Artes, cuja arquitetura contribuiu para manter atentos os sentidos para a arte. No retorno, cada participante selecionou algumas fotos produzidas durante a saída fotográfica e as apresentou para os presentes. Sue Anderson e Molnár Zoltán analisaram os trabalhos e expuseram suas significativas impressões e até mesmo sugestões de aprimoramento. Foram dias de exercício do olhar. Um doce e profundo exercício de análise técnica e conceitual, prática e troca de sensibilidade entre mentes inquietantes atraídas pela fotografia.



Com orgulho, a Casa da Photographia anuncia a segunda edição do Modos de Ver, trazendo como convidada a repórter fotográfica baiana Margarida Neide, a ser realizada nos dias 14, 15 e 16 de novembro no Palacete das Artes e aguarda todos aqueles interessados em discutir e praticar a tão valorosa fotografia.

Informamos também que os que participaram da estréia do Modos de Ver e todos que, daqui para frente irão fazer parte do projeto, podem mandar seus textos e fotografias para o e-mail ascom@casadaphotographia.art.br que publicaremos no blog do Modos de Ver.

Texto: Flavia Vasconcelos
Fotos: André Fernandes e Marcelo Reis

Contatos:

Flavia Vasconcelos
Assessoria de imprensa
ascom@casadaphotographia.art.br
(71) 3332-0255/ 9957-7021

Casa da Photographia
(71) 3332-0255